Descubra 6 alimentos que tiram o sono de qualquer pessoa

Atualizado: 28 de abr.

1. Comidas gordurosas

Você sente uma sensação de sono logo depois de comer aquele hambúrguer cheio de queijo e bacon? Não se engane, pois essa sonolência é passageira!

Mesmo que o corpo fique mole depois de consumir alimentos gordurosos, você dificilmente descansará com qualidade. Isso porque essas comidas podem causar mal-estar no organismo, principalmente para quem sofre de indigestão.


2. Carboidratos complexos

Embora sejam uma ótima fonte de energia, os carboidratos complexos, como a batata-doce e os pães integrais, devem ser evitados um pouco antes de dormir. Há uma explicação para isso: é que esses alimentos ajudam a manter os níveis regulares de açúcares no sangue, provocando energia constante para o nosso corpo.

Por isso, eles são ideais para serem consumidos antes do treino ou durante o almoço, por exemplo. Se você quer dormir bem, contudo, evite o excesso dos carboidratos depois das 18 horas.


3. Cafeína

Provavelmente você já sabe que é necessário evitar o consumo do cafezinho à noite, certo? No entanto, o que talvez você não perceba é que alguns alimentos, medicamentos e refrigerantes podem conter essa substância.

Nesse sentido, preste atenção nos ingredientes de chocolates, bebidas e até de medicamentos — principalmente os contra dores de cabeça. Veja alguns exemplos que devem ser evitados:

  • chás, como o mate e o preto;

  • guaraná em pó;

  • refrigerantes;

  • bebidas energéticas.


4. Água em excesso

Beber bastante água é um hábito muito saudável. Entretanto, se consumida antes de dormir em doses excessivas, ela pode atrapalhar o seu sono.

O motivo é bem simples: quanto mais líquido você beber à noite, mais vezes você precisará levantar para ir ao banheiro. Portanto, se você quer evitar interrupções no seu sono, diminua a quantidade de água antes de ir para cama.


5. Laticínios

Os laticínios, como o queijo, leite e derivados, costumam causar desconforto e inchaço logo após serem consumidos. Assim, se você sofre de insônia, é importante evitá-los antes de dormir.

Isso não quer dizer que você não pode comer uma fatia de queijo branco ou tomar o seu iogurte à noite. O segredo é consumi-los com moderação!


6. Alimentos picantes

Comidas extremamente picantes podem irritar o estômago e o intestino, causando desconfortos e azia. Por isso, evite consumir pimenta durante a noite. Não abre mão da iguaria? Então, prefira usá-la no almoço.

Como você pode ver, existem uma série de alimentos capazes de tirar o sono. É importante ressaltar, porém, que cada organismo é único. O ideal é procurar um nutricionista para que ele monte um cardápio balanceado para o seu caso.



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